Evolução Social

O que dizer sobre a evolução... posso começar mencionando Darwin, mas não é desta evolução que estou falando.. mas na evolução como pessoa. Quantos de nós evoluímos e crescemos com o passar dos dias? O que eu evolui de ontem pra hoje? e o que posso ter contribuído para um mundo melhor? ao menos para que o "meu mundo" seja melhor?
É impossível fugir do tema que tanto tenho abordado, afinal disso é feito "minha matéria", minha essência: o crescimento, a evolução, o constante melhoramento e aperfeiçoamento do ser..a preocupação em não ser só + uma na multidão e sim fazer a diferença boa...o sorriso, a mão que aperta, o abraço que acolhe, o olhar de atenção...E diante dessa utopia toda, me situo vivendo em um mundo capitalista, materialista, consumista e de todos os "istas" : egoísta! Já que "fazer o bem sem olhar a quem" não é bem assim, olhamos a quem, com quem, de quem, pra quê, porque e o principal: pra ganhar o quê? Sim, pois defender idéias e ideais só se faz válido se fizer sentido, se tiver significado, motivo, afinal estamos condicionados a ver resultados, lucros, gráficos... mas agir diferente disso é remar contra a maré, andar na contra mão do mundo e quem faz isso ou é louco ou tá precisando de uns "ajustes sociais"...e querer ser + "próximo" das pessoas hoje em dia no mínimo é sinal de ingenuidade...
Confesso também que não é tão fácil e cheio de flores assim... Nem sempre as pessoas querem ser ajudadas, nem sempre estão disponíveis, nem sempre querem sair da "zona de conforto assistencial", ficam dependentes de ajuda e atenção.. e assim vai...Confesso também que com meus "anos de experiência no ramo", trata-se de um caminho de rosas e espinhos, fica-se com o cheio das rosas nas mãos, mas também fura-se bastante com os espinhos...
Mas me pergunto e te pergunto: Vale a pena querer fazer a diferença? Eu afirmo que sim..afinal nem tudo, ou melhor, nada no mundo tem só seu lado bom..tudo tem seu lado ruim..tem seus dois lados e tratando-se de dois lados, temos o nosso também.. aquele bem obscuro, sombrio e também aquele exposto.. e quem vai negar?
Vivemos dizendo e afirmando pra nós mesmo que "vivemos em um mundo em que.. blá-blá-blá".. e aí começamos a culpar nossa falta de sensibilidade á falta de tempo, á correria do cotidiano, aos noticiários da TV e aos filmes violentos que nos vendem e insistimos em comprar e com isso compramos todos os dias a idéia de que somos fruto da sociedade atual, mas ao mesmo tempo negando veementemente quando acusados de sermos simples fantoches da situação.. Mas o que somos e onde estamos então? Qual é a bandeira que você levanta? ou não há bandeira nenhuma a ser hasteada? De que lado você está? ou não há lados? ou na pior das hipóteses andar sobre o muro é mais confortável e seguro?
Sou do tipo de pessoa que tenho opinião formada mas cabeça aberta, contudo odeio discutir, seja política, religião ou futebol (salve o tricolor paulista, rs), mas o fato de não gostar de discutir não significa que não tenha uma posição, uma opinião, só não gosto de tentar impor uma idéia pessoal querendo que ao discutir minha idéia a mesma seja aceita e por tanto válida, mas acredito que por ser válida pra mim, não há necessidade de validação alheia, no máximo necessito de respeito, assim como respeito a opinião de todos, mas não necessariamente as aceito...
Mas a evolução é e deve ser constante em minha vida..uma constante, um ato que se renova e por tanto é vivo.. o dia que estagnar é sinal que perdeu a vida, afinal água parada cria lodo e procria dengue (yéca, rs), Sendo assim, apesar de não gostar de discutir no sentido de tentar impor idéias, gosto de discutir no teor de adquirir idéias, aprender de verdade, ouvir com humildade seja um senhor idoso ou um adolescente que ninguém dá crédito...todos temos nossa "sabedoria", nosso teor, nossa essência.. basta fazê-la concisa, coerente e verdadeira, nem que seja sua verdade universal pessoal...
Mas nesse ínterim todo há algo bem delicado que é uma linha bem tênue de limite entre o certo e o errado, afinal a verdade é relativa? a justiça é relativa? Desculpe, mas não é..e acredito que uma das razões de tanta coisa errada no mundo é por alguns acreditarem que roubar um pouquinho de dinheiro de quem tem muito não é errado...roubar um pouquinho do governo não tem problema.. sonegar impostos do sistema governamental brasileiro falido é até louvável e dizer uma mentirinha aqui e outra ali é normal...Será que costumes assim e consentimentos com esses costumes não nos faz integrantes do mesmo "bando" que com boca cheia nos orgulhamos em criticar? Quantas vezes olhamos de verdade pra nós mesmos com olhos críticos e nos pegamos fazendo exatamente aquilo que julgamos ser errado?
Ok.. ok.. somos humanos e estamos no mesmo barco.. e é aqui que gostaria de chegar: Evolução! Conseguimos, ou melhor, queremos de fato evoluir como pessoas? Queremos de fato abrir os olhos e quem sabe com um pouquinho de esforço aqui e outro ali não conseguimos crescer nem que seja só um pouquinho na escala evolutiva das espécies sociais?
Não sou nem quero ser melhor do que ninguém, mas quero ser melhor que eu mesma amanhã...
Acho que o desencadear de uma evolução humana social inicia-se quando se começa a questionar, questionar os sistemas dos quais somos submetidos, o governo, as idéias e o próprio conceito de mundo e contexto em que estamos inseridos.. Mas não questionar por questionar ou simplesmente criticar... mas o questionamento produtivo, frutífero, que trará resultados, ação, movimento e não estagnação.. Quando começamos a questionar nasce dentro de nós um sentimento de liberdade, já que o livre arbítrio do pensamento é uma das conquistas mais importantes do ser humano e devemos constantemente fazer uso dela de forma útil, inteligente e criativa.
Que sejamos seres evolutivos, inteligentes, racionais e emotivos também, fazendo de nossas vidas, vidas úteis, sensíveis e principalmente vivas! Pois viver de forma ativa socialmente é nossa maior conquista e evolução pessoal!

Comentários

Anônimo disse…
Hmn, eh estranho e legal, ao mesmo tempo, ver alguem que nao eh do meu circulo de amigos lendo o meu blog e falando bem sobre ele, hehehe... Obrigado pelos elogios e continue escrevendo!
Anônimo disse…
o que eu estava procurando, obrigado

Postagens mais visitadas