O Sentido do Natal


Conforme o calendário Cristão á 2009 anos atrás nascia na cidade de Nazaré um menino especial... sim, claro, estou falando do homem mais maravilhoso e conhecido em todo o mundo - Jesus Cristo! Jesus (8-4? a.C.29-36? d.C.) é a figura central do cristianismo. Para a maioria dos cristãos ele é o Filhos de Deus enviado à Terra para salvar a humanidade conforme o plano de redenção traçado e profetizado desde a queda do homem no pecado do Jardim do Édem. Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judéia, sua influência difundiu-se enormemente ao longo dos séculos após a sua morte. Ele pode ser considerado como uma das figuras centrais da cultura ocidental, e existem inúmeros pontos de vista acerca de sua trajetória de vida, desde religiosos até métodos históricos, vários nomes, diferentes interpretações... Mas o fato é que até hoje não há provas científicas nem concretas sobre sua existência e nem de sua inexistência mas há muitos e muitos indícios que provam sim, que houve uma revolução social no local e data da época de sua passagem na terra e até hoje sentimos sua influência na cultura e tradições que vivemos.
Independente do fato dos homens só acreditarem naquilo que conseguem provar através do microscópio e da ciência, o fato é que o "espírito de Natal" é uma das crenças e sentimentos que não são provados no laboratório, mas é sentido por todos, de uma forma ou de outra. É claro que há um apelo comercial enorme e é de datas assim que o comercio vive e o capitalismo sobrevive, mesmo em tempos de crise, mas e os sentimentos, e aquela sensação que não conseguimos explicar, não só no Natal, mas em situações singulares que cada ser humano tem o privilégio de sentir e ficar embasbacado, sem fala e nem explicação lógica, onde fica? Não precisa levantar as mãos publicamente quem já sentiu algo inesplicável, mas você e eu sabemos que cada um de nós já sentimos isso sim, seja em um momento de extrema alegria ou em um de extrema dor onde não se consegue achar uma saída lógica...
Estou abordando este fato do sentimento e abstração porque nesta época natalina é comum nos sentirmos envolvidos por sentimentos de amor, compaixão, necessidade de união familiar... mas nos esquecemos do verdadeiro sentido do Natal, que deveria ser o nascimento de Jesus, nosso salvador.
Claro que a história do Natal que comemoramos hoje é outra, é baseada em um dia de comemoração de um santo católico chamado "São Nicolau" que ajudava financeiramente os necessitados colocando moedas em meias pinduradas nas janelas nas épocas de inverno, que é a figura do Papai Noel, muito mais lembrado nas decorações de Natal.
E conforme indícios históricos o nascimento de Jesus não aconteceu em Dezembro e sim provavelmente em Abril, caso contrário Maria não teria aguentado o rigoroso inverno em sua peregrinação rumo à Nazaré.
Tirando todos os dados e incoerências histórias, sendo a data correta do nascimento de Cristo ou não, o fato é que devemos lembra-la sim, não somente como uma data onde se constroem árvores adornadas, Papais Noéis espalhados pelos shoppings e distribuição de presentes... Devemos nos lembrar que existe um Deus que está no controle da história, um Deus que enviou seu filho para cumprir um plano de salvação e este Filho veio e cumpriu sua missão, a de nos salvar, mas sua principal missão continua até hoje que é nos amar e é deste amor que devemos nos lembrar e comemorar a cada ano. Apesar das tragédias, desilusões e sofrimentos que nos fazem perder de foco o amor de Deus ele sempre está alí, em cada dia do ano, do nosso lado, observando cada decisão e esperando nosso pedido de socorro pra poder agir... Sim, também está alí, do nosso lado, nos momentos de comemorações, onde raramente esquecemos de agradecer, mas felicidade já é um sinal de gratidão a Deus...
Em fim, em um mundo cada vez mais individualista, capitalista e egoísta, existe sim um motivo para existir o Natal e não é só pra render dinheiro, mas é principalmente pra unir as famílias e quem sabe, vagamente, escondido no meio de árvores e pacotes coloridos existir um presépio que nos remeta ao nascimento do verdadeiro sentido do Natal, o que na verdade é o real sentido das nossas vidas! Pra tudo há um propósito, nada é por acaso, mas obter as respostas e os significados depende da visão de cada um, seja com os olhos da fé ou da ciência, mas visão e não cegueira dos comuns que vão no calor da maioria sem se questionar ou saber o porquê das coisas, o porquê da existência de uma data comemorativa em pelo menos metade do planeta...
Sim, Jesus nasceu, não sei precisar a data correta, mas sei que nasceu!
Que possamos neste Natal e em todas os dias do ano sentir sua presença, como um ser vivo que veio ao mundo pra fazer a diferença e apesar das incoerências dos homens, ainda assim nos ama muito e continua aqui, aí, ao nosso lado, pra segurar nossa mão, seja em um momento de dor ou pra erguê-las em comemoração, mas ao lado, sempre!
Feliz Natal, Feliz 2009... cada dia ao lado do verdadeiro sentido do Natal, do decorrer do ano, de nossas vidas!

Comentários

Anônimo disse…
Muito legal seu texto...
Se todos que lerem refletirem um pouquinho.... será um bem grandioso...
Parabens Ari...

Feliz NATAL
Bjaummm

Postagens mais visitadas