BBB = PPP (Big Brother Brasil = Pressão Psicológica Pesada)



Este meu blog é meu "xodó", adoro escrever aqui, escrevo o que dá na cabeça, do meu jeito, ás vezes com alguns erros de português mas todos de bom coração, rs! Ele é meu interlocutor oculto, imaginário, sem face, mas ótimo ouvinte!
Sendo assim, bobagens não combinam, temas chatos destoam pois a intenção, além da paixão, é agradar quem lê, trazer um momento de leitura gostoso, leve, despretensioso mas interessante, intrigante e reflexivo...Baseado nisto tudo, abordar e escrever sobre o Big Brother parece piada e no mínimo será abordado de forma a ridicularizar o já tão ridicularizado quadro global, pensará quem vê esse título, mas para o espanto de todos, não, não irei ridicularizar nem difamar o BBB, pois admito: assisto e gosto! ( com ressalvas e justificativas a seguir, rs).
Nossa, quando fiz essa afirmação em público, alguns olharam espantados, outros "ah, fala sério!" e uma pessoa até me falou "Nossa, pra quem lê tanto dizer que vê e gosta de Big Brother..." confesso que achei legal, afinal, apesar de admitir isso não gostaria que minha imagem ficasse associada a algo tão "inculto".
Ok, concordo que o programa não oferece nada de bom, pelo contrário, difama a imagem feminina (como se isso já não fosse comum na TV hoje em dia), apela para baixarias para ganhar audiência (e claro, são instigados á isso), sem mencionar que há todo um processo de "seleção" que de democrático e desinteressado não tem nada... Mas críticas óbvias á parte, gostaria de abordar o BBB9 como uma nova sigla "PPP" Pressão Psicológica Pesada! Sim, as demais edições do BBB tinham todas as características comuns como exposição de nudez, baixaria, complôs etc., características tais que não faltam em nada nesta edição, mas esta tem tido abordagens diferentes que nitidamente se criou pra além de surpreender o telespectador e prendê-lo pela novidade e não cair na mesmice, também surpreende os brothers que foram armados e preparados para as armadilhas costumeiras e foram surpreendidos por sessões de pressões psicológicas inesperadas e portanto surpreendentes, mesmo que subliminarmente.
Começou com a Casa de Vidro, dentro de um Shopping Center de uma grande cidade brasileira, imagine você, achando que conseguiu ganhar na loteria sendo escolhido para ser um dos BBB9 e der repente tendo que ficar sorrindo 24hs por dia durante sete dias sem privacidade nenhuma e tendo que nesta situação agradar o público para conseguir uma chance, público não através das câmeras escondidas, mas público pessoal, ali, do outro lado de um vidro! Sim, ridículo se expor desta forma tão direta, e no mínimo estranha a sensação de quem está do lado de fora, "observando" humanos da sua mesma espécie como se fosse um zoológico inovador... Aliás, o BBB nada mais é do que um zoológico humano, caso não esteja claro esta abordagem.
Depois, dentro da casa, com todas as provas, situações e simulações, estar sob confinamento já é angustiante, já vimos este filme nas demais edições, mas daí a confinar três pessoas em um quarto branco, iluminado 24hs é tortura psicológica das brabas, pois pira a cabeça de qualquer um, pois a iluminação constante por si só para o ser humano é fisiologicamente torturante, pois o ser humano precisa do pôr do sol, noite e dia para controlar seu relógio biológico e ser privado da luz ou do escuro descontrola todo o organismo que deixa de saber qual é a hora de dormir e de acordar, por exemplo, ou seja, pressão biológica sem mencionar a psicológica, + uma vez, forçando o "+ fraco" a desistir quando quiser e não deu outra, confinamento é pressão...
Confesso que não sei se são abordados os direitos humanos em uma situação como esta, mas fato é que quem se sujeita a participar de um programa de exposição pessoal de todas as formas e assina um contrato se dispondo a aceitar qualquer coisa para conseguir um milhão, aceita subtendidamente a ser exposto a qualquer tipo de pressão, ou seja, a palavra QUALQUER dá margem pra tudo, esteja preparado ou não.
Claro que tenho + críticas do que elogios para fazer ao BBB, conforme os mencionados acima e muitos outros, mas confesso que gosto de assistir exatamente pela observação do comportamento humano quando exposto a situações de stress, pressão, saudade, confinamento, traição, agreções verbais, desconfiança, pressão externa, cobrança interna, fome, vontade, necessidades físicas e psicológicas tudo isso exposto em rede nacional para todo mundo ver! Não acredito que existam atores, mas sim seres humanos falhos que são exemplos vivos de que toda máscara uma hora cai, todo pensamento uma hora sai da boca pra fora, toda libido uma hora é liberada e que a busca de um objetivo em troca de "qualquer coisa" sempre acaba esbarrando exatamente no seu ponto fraco.
O BBB PPP é isso, pressão, jogo de sobrevivência e exposição geral, das fraquezas humanas e suas limitações.
Acredito que o que incomoda e ao mesmo tempo atrai todas as atenções para um reality show é o fato de nos identificarmos com um deles e ficarmos imaginando e nos colocando no lugar deles, como faríamos, reagiríamos, falaríamos e esse exercício social é interessante, pois coloca em xeque tudo aquilo que acreditamos, nossa base educacional e moral diante das pessoas e de nós mesmos.
O que falta no mundo e na TV hoje em dia é algo que mostre a riqueza do ser humano, sua capacidade de crescimento, superação e evolução, pois estamos saturados e cansados de ver a ridicularização da mulher, do homem, das crianças e idosos, da cultura, da música, dos gostos, da moral, da verdade, em fim, cansados dessa pressão psicológica que é viver nesta bolha social que ferve + a cada dia que passa com tanto lixo cultural e social... que possamos sim, observar, espiar à vontade mas além disso aprender algo, tirar algum proveito disso tudo de forma positiva e não ficar apenas na posição confortável de criticar, apontar e não fazer nada pra mudar.
Como psicóloga que sou sempre irei olhar o mundo sob o ângulo psicológico e as conseqüências disto e também irei apreciar tudo que mostrar o ser humano e suas vicissitudes, contudo exatamente pelo mesmo motivo tenho que criticar um programa ou qualquer situação que ridicularize este mesmo ser humano, incrível e singular em seu potencial, pois ser um ser humano implica não só viver e curtir a vida, mas principalmente ter sabedoria para saber viver bem e curtir o que se tenha algum proveito, um motivo e razão de crescimento como pessoa e como humano.
O BBB tem tudo isso, oportunidade de enriquecimento, mas também de crescimento como pessoa, pois o ser humano quando é sujeito á pressões psicológicas pode sofrer e até se traumatizar, mas também pode sair ileso e renovado, evoluído pois é assim que se aprende a viver, através das experiências as quais só se sabe depois que se dispõe a passá-las.
PPP também é isso, pressão psicológica pesada, mas a pressão que impulsiona pra frente, pra cima e que ensina a viver, jogar e ganhar...BBB = PPP, como tudo na vida, se bem aproveitado vale a pena!

Comentários

Maria B. Lima disse…
Oi Ariane! Só queria parabenizar o artigo. Sempre pensei e senti o que você a acabou de descrever aqui. São Marionetes humanas, mas claro, se sujeitam a isso. Acredito, que alguns se arrependem por tamanha exposição. Mas cada um é cada um. Eu jamais estaria no lugar deles. Bom... ótimo o texto sobre o BBB, já iria te desejar sucesso, mas tenho certeza que terá!
Anônimo disse…
Good dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.
Anônimo disse…
Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести фильмы
для сайта essence-ariane.blogspot.com

Postagens mais visitadas