domingo, dezembro 06, 2009

Abrir os olhos e enxergar!


"Abri os olhos, não consigo mais fechar..." Ouvindo esta música da Sandy (sim, eu adoro a Sandy e estou ansiosíssima pelo novo album dela, mas este é outro assunto, rs) fiquei refletindo sobre várias coisas e quando páro pra refletir o pensamento voa longe, viaja, voa nas asas da imaginação e criatividade sem fim... é tão bom mas será que é bom mesmo? Até que ponto é bom abrir os olhos e enxergar as coisas e a vida como realmente ela é e encarar a realidade de que nem tudo é como sonhavámos, que os planos que um dia fizemos nem sempre são tão fáceis de se alcançar e questionar verdades absolutas que ao se questionar passa-se a encara-las como verdades relativas, subjetivas... reflexões inconclusivas!
Um grande amigo postou em seu blog que acompanho e recomendo (Identidade Pos-moderna) um post que abordava até que ponto é bom saber toda a verdade, pois esta nos liberta ou nos escraviza? saber de tudo é bom ou enxergar a vida usando óculos cor de rosa é + saudável mesmo não sendo a realidade e sim uma alienação? O fato é que sou e sempre fui do tipo que ainda prefiro saber de toda verdade, sinceridade sempre, verdade e clareza em primeiro lugar e meu eterno questionar sempre me fez enxergar até "o que eu não quero enxergar", ver e antecipar ações e reações antes mesmo das pessoas terem consciência disto. É legal ser assim? nem sempre! As vezes machuca enxergar certas coisas, decepcionar-se com pessoas, descobrir mentiras etc, mas por outro lado também faz bem, ninguém nos engana, nos passa pra trás e se isso acontece é só quando permitimos que assim seja e não por ignorância. Acho que maturidade é isso! Seria legal voltar a ser criança e agir inconsequêntemente? sim, seria e era super legal ser criança, mas a vida não pára e sem termos opção de escolha crescemos, hoje somos adultos e nesta altura da vida cabe a cada um de nós ter coragem e encarar a vida de frente e amadurecer com ela ou prender-se a inconsequências infantis pro resto da vida pois cada um de nós temos sim esta escolha que é o livre arbítrio, contudo as consequências vem, querendo-as ou não.
Quanto á mim, tenho coragem e peito suficiente pra amadurecer e encarar a vida com esta visão e as consequências que isso trás! Sim, abri os olhos e não consigo mais fechar!! E sou muito feliz e satisfeita comigo mesma sendo assim!
"Sei mais do que eu quis
Mais do que sou
E sei do que sei
Só não sei viver
Sem querer ser
Mais do que sou
O fato é o ato da procura
E a cura não resiste só
O que era certo eu descobri
Nem sempre era o melhor
Abri os olhos
Não consigo mais fechar
Assisto em silêncio
Até o que eu não quero enxergar
Não sei afastar
A dor de saber
Que o saber não há
Só não sei dizer
Se esse meu ver
Se pode explicar
Enquanto eu penso, tanto entendo
Que é mais fácil não pensar
O que era certo, eu aprendi
A sempre questionar..."


http://www.youtube.com/watch?v=1YlJsJlJ3cc

5 comentários:

Geraldo de Barros disse...

Ariane, gostei muito da sua reflexão, achei muito interessante seu ponto de vista, e te digo uma coisa é no chão da verdade, mesmo que ela seja amarga ou dura, que devemos plantar nossos sonhos, acredito que assim a vida possa se tornar mais doce e leve para todos,

beijos
do Geraldo.

Ariane disse...

Que lindo Geraldo, é isso aí, captou bem meu pensamento e disse tudo "plantar os sonhos no chão da verdade" adorei! Obrigada!

Wellington Johnny disse...

Esta muito inspirada! parabens.
um dia vou ser assim tbm.

Ariane disse...

Imagina Johnny.. até parece, eu é quem quero um dia ter o blog acompanhado por uma doutora da Unicamp! Tenho orgulho de estudar com vc! E quem quiser conferir que tenho razão basta seguir o blog: http://identidadeposmoderna.blogspot.com

Angélica Lins disse...

O Geraldo foi fantástico em sua frase: "plantar os sonhos no chão da verdade". Acredite nas coisas com toda força do seu coração, pois quando acreditamos a possibilidade já existe!
Acredite que é possível viver com verdade ao seu redor, até porque,você merece.

Adoro estar aqui, adoro você por lá.
Incontáveis beijinhos...